marrese assessoria

YAGP desembarca pela primeira vez em São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
YAGP – Inverse

O Youth America Grand Prix (YAGP) acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro no Teatro Sérgio Cardoso e no Theatro Municipal de São Paulo. Trata-se de uma das maiores seletivas de dança do mundo que oferece bolsas de estudos para jovens, entre 09 e 19 anos. Os selecionados durante a mostra competitiva irão para a grande final em Nova York, nos Estados Unidos, no início de 2020.

Até o momento mais de mil bailarinos já estão inscritos no evento. Os valores de participação variam de RS 130,00 a RS 265,00, de acordo com a coreografia e quantidade de bailarinos que subirão ao palco (solo, duo, trio e/ou conjuntos). Todas as apresentações serão abertas ao público, de forma gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura da dança e assistir à arte de jovens talentos de todo o Brasil. No dia 17 de setembro, o encontro será no Teatro Sérgio Cardoso, das 9h às 21h. Já nos dias 18 e 19, no Theatro Municipal de São Paulo, das 09h às 19h e; para finalizar (20), das 08h às 15h.

YAGP – La Sylphide com Maria Fernanda e Victhor Hudson

Além das apresentações, outras atividades estão previstas para o evento, com uma missão educadora e formadora. ” Esse ano, o YAGP acontecerá com um objetivo que queremos ter como prioridade no Brasil, como sempre foi nos EUA, que é formar e educar bailarinos. Não será apenas uma competição”, explica Katty Houlis, diretora do YAGP no Brasil.

Aulas, coach e palestras com renomados profissionais do Brasil e do exterior serão oferecidas aos competidores inscritos (sem custo adicional). Os professores, bailarinos e público em geral que não estejam participando da competição também podem se inscrever para os cursos especiais, pelo valor de RS 20,00/ curso ou o pacote dos quatro cursos, por RS 70,00. São eles: Mitos e crenças no ballet clássico e dança contemporânea, com Adriano Bittar e Andreja Picon (18/09); A importância do bom professor na formação do bailarino, com Tíndaro Silvano (18/09); História do Figurino, com Eliana Caminada (19/09) e; Como escolher a musica ideal para sua coreografia, com Pavel Kazarian (19/09).

Para as aulas, os convidados internacionais são: Alexei Moskalenko (Diretor Artístico do YAGP NY); Alysson Rocha (Ballet de Dortmund – Alemanha); Aram Manukyan (Ballet de Alberta – Canadá); Edna Azevedo (Estatal de Berlim – Alemanha) e; François Petit (Ballet de Zurich – Suíça). Já os profissionais brasileiros que ministrarão coach de variações e aulas: Daniela Severian, Lars Van Cauwenberg, Pati Nagão e Tíndaro Silvano.

Confira a programação completa do evento: https://www.yagpbrasil.com/programacao

Job Fair

Para os bailarinos maiores de 19 anos que não podem participar da seletiva do YAGP, o evento também organiza a Job Fair. Trata-se de uma audição que acontece a cada dois anos com companhias integrantes do projeto para contratos de trabalhos no Brasil e no exterior. O valor da inscrição é de RS 50,00 e para esta edição, já estão confirmadas as companhias: Ballet Jovem de Dortmund (Alemanha), São Paulo Companhia de Dança e Cisne Negro Companhia de Dança.S

SOBRE O YAGP

O Youth America Grand Prix (YAGP), uma das maiores seletivas de dança do mundo, foi fundado em 1999 com a missão de revelar, apoiar e desenvolver bailarinos de 09 a 19 anos de todas as origens econômicas, étnicas e geográficas, proporcionando-lhes oportunidades educacionais e profissionais. Até hoje mais de US $ 3,5 milhões em bolsas de estudos foram concedidas aos participantes do YAGP pelas maiores e mais bem-conceituadas escolas de dança do mundo.

Nessas duas décadas, o evento lançou mais de 80.000 bailarinos ao redor do planeta, encaminhando-os para uma carreira profissional. Atualmente cerca de 600 de seus bailarinos são primeiros solistas de grandes companhias, sendo que aproximadamente 70 são brasileiros, metade deles originários de projetos sociais

Por Patrícia Marrese



Posts Relacionados

Quer ser notícia por aqui?

Receba as novidades do blog!

Patrícia Marrese

Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e certificada em Ballet Clássico. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França.