O espaço abriu as portas para companhias consolidadas no Brasil, competições de dança e trabalhos experimentais que, somados aos encontros gratuitos de dança de salão, consolidam o Teatro Sérgio Cardoso como um dos equipamentos culturais mais relevantes para a linguagem artística da dança em São Paulo

Grupo Corpo – Piracema.
Créditos: José Luiz Pederneiras/Divulgação
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), consolidou-se ainda mais como referência para a dança em 2025. Mais de 36 mil pessoaspassaram pelo espaço entre maio e setembro.
Nesse período, o palco recebeu grandes nomes do balé clássico, moderno e contemporâneo, como Ballet Stagium, Cia Paulista de Dança, Companhia de Dança Deborah Colker, São Paulo Companhia de Dança, Balé Teatro Guaíra – que não se apresentava no Teatro Sérgio Cardoso há quase 20 anos -, Cia de Ballet Dalal Achcare Focus Cia de Dança – ambas do Rio de Janeiro -, Cisne Negro Cia de Dança com coreografia inédita, ENDA, Grupo Corpo – que esgotou toda a temporada antes mesmo da estreia -, e a Noite de Gala – PRIDANSP 2025, sétima edição do evento que celebra a dança como arte, formação e potência criativa, reunindo companhias parceiras, convidados especiais e destaques da etapa competitiva do Prêmio Internacional de Dança de São Paulo.
Sobre o Teatro Sérgio CardosoLocalizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Fonte: Pevi 56