
Novidade quentinha do mundo da dança. A superintendente do Instituto Alfa de Cultura, Elizabeth Machado, acaba de receber o grau de Chevalier dans Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo Ministério da Cultura da França. A comenda é um reconhecimento à contribuição da programação do Teatro Alfa para a troca cultural entre ambos os países.
Criada em 1957, a Ordem das Artes e Letras é uma das principais distinções entre as quatro ordens da República da França. É concedida às pessoas que se distinguem no desenvolvimento das artes e das letras na França e ao redor do mundo. A comenda já foi concedidas a nomes como Clint Eastwood, Bob Dylan, Amália Rodrigues e T.S. Ellioy, dentre outros.
Em seus 16 anos, a Temporada Alfa de Dança já recebeu grandes nomes do cenário da dança francesa, tais como: Philippe Decouflé, Cirque Plume, Ballet de l’Opéra de Lyon, Montalvo-Hervieu e Ballet National de Marseille.
Elizabeth Machado ressalta que o investimento na programação internacional da temporada de dança também beneficia os artistas brasileiros. ” A vinda das companhias propicia, além da possibilidade do público conhecer as obras contemporâneas mais relevantes no cenário internacional, o contato dos bailarinos, coreógrafos e técnicos brasileiros com tais grupos, estabelecendo conexões por meio de workshops, ampliando os horizontes profissionais”.
Para este ano, em sua 17ª edição do evento, já está confirmada a vinda do célebre Ballet Du Grand Théâtre de Genève (Suíça), em agosto, e Cloud Gale Dance Theatre (Taiwan), em novembro.
Por Patrícia Marrese