Galeria é convidada a integrar o setor curado de uma das mais prestigiadas feiras de arte contemporânea do mundo, com destaque para a produção fabulatória e transdisciplinar da artista carioca

A Simões de Assis participa da próxima edição da Frieze London, entre os dias 15 e 19 de outubro de 2025, no Regent’s Park, a convite do novo setor curado da feira – Echoes in the Present, assinado por Jareh Das, que busca fazer conexões culturais entre artistas do Brasil, do continente africano e suas diásporas. Reconhecida internacionalmente por reunir as mais relevantes galerias e artistas da cena contemporânea global, a Frieze London é uma das principais plataformas de visibilidade e projeção para a arte contemporânea no circuito internacional. Nesta edição, a galeria apresentará um projeto individual da artista Diambe, consolidando sua presença nos debates mais pulsantes da arte atual.
Com espaços em São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú, a Simões de Assis tem ampliado sua atuação internacional com projetos consistentes e alinhados às urgências do presente. A escolha por Diambe reafirma esse compromisso. Nascida em 1993 no Rio de Janeiro e atualmente radicada em São Paulo, a artista — pessoa negra e não binária — desenvolve uma poética que articula escultura, coreografia, performance, pintura e vídeo, em obras que propõem a emergência de novos corpos e ambientes. Seu trabalho, atravessado por saberes diaspóricos, explora matérias vivas como tecidos, raízes alimentares e elementos vegetais, muitas vezes mimetizados em formas fabulatórias que tensionam a hierarquia entre natureza e humanidade.
Graduada em Comunicação Social pela UFRJ em parceria com a Université Sorbonne Nouvelle, Diambe é mestre em Artes da Cena pela UFRJ e participou de importantes residências, como La Becque, na Suíça, e Capacete + MAM Rio. Sua obra integra acervos de instituições como MASP, Pinacoteca de São Paulo, MAR e El Espacio 23, em Miami. Em 2025, além da Frieze London, integra também a mostra A Door Left Ajar, na Kurimanzutto, em Nova York, e segue em itinerância com exposições no Centro Cultural Banco do Brasil.
A participação na Frieze London representa um novo marco na trajetória de Diambe e na consolidação da presença da Simões de Assis no circuito internacional, contribuindo para ampliar as vozes e estéticas que vêm redesenhando os contornos da arte contemporânea.
Sobre a Simões de Assis
Com mais de 40 anos de história, a Simões de Assis é uma das principais galerias da América Latina dedicadas à arte moderna e contemporânea. Inaugurada em Curitiba, Brasil, em 1984, é conduzida por duas gerações da família fundadora, operando em três sedes – São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú.
A galeria representa um grupo curado de 37 artistas e espólios, com foco especial na arte brasileira, mas também na arte latino-americana em diálogo com perspectivas globais. A Simões de Assis é profundamente comprometida com a internacionalização de seu programa, estabelecendo parcerias com importantes galerias, museus e curadores ao redor do mundo. Em estreita colaboração com colecionadores e instituições, busca posicionar seus artistas em importantes coleções públicas e privadas, por meio da participação regular nas feiras de arte mais relevantes – o que reflete sua visão estratégica e sua crescente atuação internacional.
Como pioneira na promoção de diálogos transgeracionais, a Simões de Assis trabalha com artistas consagrados e emergentes, construindo um programa que combina elementos históricos e uma visão voltada para o futuro. Como um projeto multigeracional, é uma plataforma de amplo alcance para intercâmbios culturais, moldando o legado da arte brasileira e latino-americana dentro de um sistema artístico globalizado e interconectado.
Serviço
Frieze London e Frieze Masters
The Regent’s Park, Londres
15 a 19 de outubro de 2025
frieze.com
Site: www.simoesdeassis.com
Instagram: @simoesdeassis_
Facebook: fb.com/simoesdeassisgaleria