Programação traz aula aberta, lançamento de livro, estreia de documentário com interação do público
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, comemora 14 anos de existência neste 28 de janeiro. Para celebrar o aniversário, a Companhia programou três ações para o meio digital – aula aberta, lançamento do Livro Bailarinos, de Arthur Wolkovier, e do Figuras da Dança Hugo Bianchi, dirigido por Inês Bogéa.
A programação inicia-se às 10h com a transmissão ao vivo da Aula Aberta ministrada pela professora-ensaiadora da Companhia Beatriz Hack para os bailarinos da Companhia, atividade que marca o começo da rotina diária na sede. O público terá a oportunidade de acompanhar, de qualquer lugar, um pouco da preparação dos artistas para os ensaios e apresentações. O streaming da aula acontece no canal da São Paulo no YouTube de forma gratuita.
Na sequência, acontece o lançamento oficial do livro Bailarinos – São Paulo Companhia de Dança, do fotógrafo Arthur Wolkovier. A publicação reúne registros diversos que revelam – em imagens e depoimentos – detalhes, olhares e instantes únicos dos artistas que passaram pela SPCD ao longo dos anos em aulas, ensaios, espetáculos, ateliês. Para o público que acompanhará de casa este momento que também será transmitido ao vivo no YouTube, 14 exemplares autografados por Arthur e Inês Bogéa, diretora da SPCD, serão entregues para aqueles que primeiro responderem a um quiz lançado no próprio dia 28 de janeiro ao longo do evento. A ação antecipa duas novas edições da Oficina de Capacitação Profissional: Produção Audiovisual em Dança que acontecem no mês de fevereiro, ministradas pelo gerente de Memória da Companhia, Charles Lima, com fotógrafos já parceiros de longa data da São Paulo.
Ao longo do dia, os perfis e páginas da SPCD nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) exibem frases e depoimentos enviadas pelo público, crítica especializada e artistas sobre o impacto e a relevância da Companhia no Brasil e no exterior nestes 14 anos.
As comemorações se encerram às 19h com a estreia do Figuras da Dança: Hugo Bianchi, dirigido por Inês Bogés. O filme in memoriam que homenageia a vida e a trajetória artística deste expoente do balé do Ceará. Falecido em 18 de janeiro deste ano, o bailarino, professor, coreógrafo e diretor deixa um legado de amor e resistência ao ensino da dança no Brasil e sua história será contada tanto pelo episódio especial da série da SPCD quando pelo bate papo que antecede o lançamento, reunindo a diretora e outros nomes ligadas ao grande artista. A exibição da conversa e do documentário acontecem de modo gratuito no canal da Companhia no YouTube.
“Que alegria celebrar mais um ano de muitas realizações e atividades da São Paulo Companhia de Dança! É maravilhoso podermos fortalecer as ações que eternizam a história da arte no passado e no presente. Se em um momento olham para nós; em outro, olhamos para o outro por meio da dança. Nestes 14 anos, a Companhia manteve firme seu propósito de difundir a dança para diferentes público, em diversos palcos físicos e virtuais, por meio de apresentações, streamings, ações educativas e de formação de plateia, webséries, podcasts, livros, documentários entre tantos outros. É sempre um orgulho perceber o poder transformador da arte agindo nas mais diferentes realidades e pessoas. Viva à dança! Viva à São Paulo Companhia de Dança!”, celebra a diretora artística e executiva da SPCD, Inês Bogéa.