marrese assessoria

Rita Lee inspira espetáculo de dança no Teatro Unimed

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
La vem Ela | Teatro Unimed

O Teatro Unimed apresenta, a partir da sexta-feira, 31 de março, o espetáculo Lá Vem Ela, uma obra coreográfica com idealização e direção artística de Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta, totalmente inspirada na estética Rita Lee, com suas marcas de deboche, humor, sensualidade, feminilidade e representatividade.

Em cena, Ana Brandão, Luana fulô e Patricia Zarske dialogam em composições livres e formações diversas, contestando valores estéticos e transformando restrições em produções criativas, geradoras de pontos de vista democraticamente humanitários e livremente femininos, que celebram comportamentos artísticos associados à deusa Rita Lee Jones de Carvalho.

“Há quase um ano, começamos a abraçar os manifestos de Rita expressos em letras de músicas como motes para criar ações e movimentos. Uma apologia ao amor, ao humor, à liberdade, à alegria, à critica, à rebeldia, traços marcantes dessa musa paulistana interplanetária da MPB. Então, nos deem licença, mas a gente vai sair do serio!”, anuncia Jussara Setenta. E Ana Paula Bouzas complementa: “Esta obra dançante revela corpos mutantes em vibração, transpiração e festa, tendo como referência o discurso estético irreverente de uma das mulheres mais revolucionarias do cenário pop- rock brasileiro. Assim, convidamos, alegremente, Rita para dançar!”

“…vestindo fantasias…”

O figurino criado por Bettine Silveira e a cenografia assinada por Renata Mota são pura provocação visual, compostos por peças cênicas coloridas, com misturas de matéria orgânica e inorgânica, texturas diversas, plásticas, peles sintéticas… Além de teatro, Bettine Silveira tem grande atuação em cinema (como “O Maior Amor do Mundo”, Cacá Diegues, 2006, e “Ó pai ó”, Monique Gardenberg, 2007) e TV (como a série Ó pai ó, com Lázaro Ramos e Matheus Nachtergale, Rede Globo) e autora do livro Capulanas, Tecidos Que Contam História, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2023. A diretora de arte e arquiteta Renata Mota tem mais de vinte anos de experiência na área de cenografia e cerca de cem projetos realizados, envolvendo criação de cenários, direção de arte e cenografia para cinema e diversos espetáculos, tendo sido diretora do Centro Técnico do Teatro Castro Alves (BA). O resultado deste encontro é uma dramaturgia cênica em diálogo com a criação coreográfica, em que a iluminação criada pelo dramaturgo e diretor teatral Fábio Espírito Santo anuncia, acolhe e acaricia cada movimento. Em 2018, Fábio teve seu trabalho de iluminação cênica reconhecido pelo troféu Braskem de Teatro.

Esse tal de Roque Enrow”

A trilha sonora, sob a direção de Jarbas Bittencourt (cantor, compositor, diretor musical do Bando de Teatro Olodum e integrante do Grupo Viagens da Caixa Mágica, com Lazaro Ramos e Heloisa Jorge) e Ronei Jorge (músico, compositor produtor de trilhas sonoras e apresentador) é um rico painel sonoro que serve como fundamento e, ao mesmo tempo, provocação à criação coreográfica. Entre as pérolas do cancioneiro “ritalínico”, citações a músicas como Agora é moda (Rita Lee, Lee Marcucci), Miss Brasil 2000 (Rita Lee e Lee Marcucci), Mania de Você (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Banho de Espuma (Rita Lee e Roberto de Carvalho), João Ninguém (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Pagu (Rita Lee e Zélia Duncan), Cor de Rosa Choque (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Todas as mulheres do mundo (Rita Lee), Orra Meu (Rita Lee), entre muitas outras.

” Baila comigo” na Santos com a Augusta?

“Em pouco mais de dois anos de sólida existência, o Teatro Unimed já é reconhecido como importante referência na produção cultural de alta qualidade no país. Um espaço aberto à toda variedade de estilos e expressões artísticas e que sempre preza pelo máximo bem-estar do público, estimulando maior acesso à cultura e ao lazer, em sintonia com o que acreditamos ser importante para promover a saúde mental e o bem-estar das pessoas”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional.

“O Teatro Unimed, assim como o edifício Santos-Augusta, sempre está aberto à população de São Paulo e aos seus visitantes, com espaços que acolhem e convidam ao encontro e à celebração da vida. Melhor ainda quando se pode fazer isto usufruindo de uma experiência completa, juntando os espetáculos do Teatro Unimed, como este seu primeiro espetáculo de dança, e os sabores inesquecíveis do Perseu Coffee House, no térreo, e do Casimiro Ristorante dal Tatini, no quarto andar, nesta esquina icônica da alameda Santos com a rua Augusta”, afirma Fernando Tchalian, CEO da desenvolvedora Reud, controladora do Teatro Unimed.

Sinopse
Lá Vem Ela é um espetáculo de dança inspirado no discurso estético irreverente de uma das mulheres mais revolucionárias do cenário pop-rock brasileiro: Rita Lee. Um espetáculo dançante idealizado e dirigido pelas artistas baianas Jussara Setenta e Ana Paula Bouzas, reunindo as marcas do deboche, do humor, da sensualidade, da feminilidade e das múltiplas sonoridades que fazem parte do universo estético da “mamãe natureza” do rock nacional. Em cena, três dançarinas e seus corpos mutantes dialogam com a inspiradora criatividade desta artista que há mais de 50 anos nos convida para “arrombar a festa” e “bailar como se baila na tribo”!

Posts Relacionados

Quer ser notícia por aqui?

Receba as novidades do blog!

Patrícia Marrese

Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e certificada em Ballet Clássico. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França.