marrese assessoria

Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança segue temporada do espetáculo “Rostos de Janus” em Diadema e na capital paulista 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Fábrica de Cultura de Diadema receberá “Rostos de Janus” em 17 de setembro, enquanto na capital, o Projeto Especial se apresenta no CEU Taipas. Nas duas ocasiões, a abertura é da coreografia “E Assim Foi…”

Rostos de Janus, São Paulo Escola de Dança

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, traz “Rostos de Janus” em duas novas apresentações, na Fábrica de Cultura de Diadema e na capital paulista, no CEU Taipas Profª Maria Beatriz Nascimento. As apresentações acontecem nos dias 17 e 23 de setembro, respectivamente. Coreografada por Vinicius Anselmo, a obra é protagonizada pelo Projeto Especial, composto por estudantes dos Cursos Regulares da SPED. Para abrir os espetáculos, será apresentado “E Assim Foi…”, de Anselmo Zolla. Os ingressos começarão a ser distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada espetáculo.   

Na Fábrica de Cultura de Diadema, no dia 17 de setembro, a apresentação será realizada às 15h. Na semana seguinte, no CEU Taipas Profª Maria Beatriz Nascimento, o espetáculo acontece no dia 23 de setembro, com duas sessões, a primeira às 10h e a segunda às 14h.  

Com inspiração na filosofia e psicologia, “Rostos de Janus” mergulha na complexidade da identidade e do pertencimento. A coreografia utiliza a técnica da dança contemporânea, em diálogo com elementos clássicos e modernos, conduzindo o espectador a reflexões sobre a multiplicidade de cada sujeito e as formas como diferentes facetas se manifestam no convívio coletivo.

A coreografia “E Assim Foi…”, que completa o programa das apresentações, cria uma fábula por meio do movimento, mostrando as transformações que ocorrem em indivíduos e comunidades ao se conectarem com o outro e com o novo. Ambas as obras narram histórias sobre vínculos e autoconhecimento, como conta Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança. ”Cada uma à sua maneira, as coreografias refletem questões fundamentais sobre identidade, convivência e transformação. Esses temas dialogam diretamente com o espírito do nosso tempo”, ressalta.

“Rostos de Janus”

A coreografia “Rostos de Janus” está em temporada durante todo o ano de 2025, em circulação em vários locais no estado de São Paulo. A estreia aconteceu na Estação Motiva Cultural, em maio deste ano. Além de mostrar ao público a produção artística desenvolvida na São Paulo Escola de Dança, o tour de apresentações oferece aos estudantes dos Cursos Regulares a experiência de uma vivência profissionalizada na área. Isso começa desde a seleção para participar do Projeto Especial, a partir de audições, antes do início de ensaios e processos coreográficos. 

“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital Fomento CultSP PROAC Nº23/2024  —  Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

Serviço

Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança apresenta Rostos de Janus

Fábrica de Cultura de Diadema: 17 de setembro, às 15h. 

Endereço: rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, Diadema – SP. Distribuição de ingressos a partir das 14h.

CEU Taipas Profª Maria Beatriz Nascimento: 23 de setembro, com sessões às 10h e às 14h

Endereço: rua João Amado Coutinho, 240 – Conj. Res. Elisio Teixeira Leite, São Paulo – SP. Distribuição de ingressos a partir das 9h e às 13h. 

Fonte: São Paulo Escola de Dança

Posts Relacionados

Quer ser notícia por aqui?

Receba as novidades do blog!

Patrícia Marrese

Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e certificada em Ballet Clássico. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França.