Com o avanço da pandemia do Covid-19, medidas preventivas estão sendo tomadas diariamente para minimizar a contaminação de novas pessoas pelo vírus, de modo que o sistema de saúde brasileiro consiga atender as ocorrências dos casos mais graves, evitando assim a superlotação em hospitais e postos de saúde.
Dentre as medidas para conter a disseminação do vírus, as empresas estão adotando o trabalho remoto em sua rotina. O home office é uma prática mundial onde os funcionários passam a exercer suas atividades em seu próprio ambiente domiciliar, sem a necessidade de deslocamento até o local de trabalho.
A nova prática adotada demanda organização, disciplina e produtividade para que as tarefas sejam realizadas e entregues dentro dos prazos estipulados – sem muitas distrações durante o dia. Porém, é de extrema importância se atentar à postura de trabalho para quem fica mais de três horas, por dia, em frente ao computador e/ou notebook.
A educadora física e bailarina Anninha Martins, especialista em psicomotricidade motora e fisiologia do exercício, explica que problemas posturais podem ocasionar dores e contraturas musculares nos indivíduos ou até mesmo doenças futuras, dentre elas: hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna.
Para evitar dores e problemas futuros, Anninha Martins compartilha algumas dicas para o trabalho em casa e não aconselha que nenhuma atividade seja realizada na cama ou no sofá, mas sim, sentado em uma cadeira e com uma mesa de apoio.
Dicas da especialista:
- A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem ambos os pés no chão;
- Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoços relaxados (os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus);
- A tela do computador e/ou notebook deve ficar na altura dos olhos, possibilitando uma boa visão sem a necessidade de projetar o pescoço para frente. A distância da tela deve ser de aproximadamente um braço do seu corpo, já sentado);
- Evite inclinar o pescoço e/ou aproximá-lo ao peito, pois essas posições podem gerar tensões nos ombros e nas costas;
- Ajuste o encosto da cadeira na região lombar com o objetivo de manter o tronco ereto;
- Adapte um mouse e teclado, para o caso de notebooks.
Posicionamento do mouse
- Deve ser posicionado perto do corpo e em um lugar de fácil acesso;
- O ideal é fazer o mínimo de esforço para movê-lo e para clicar;
- Apoie o antebraço na mesa para manuseá-lo;
- Evite realizar qualquer movimento do mouse apenas com o punho. Não é aconselhável apoiar o cotovelo na mesa, pois casos de tendinites podem acorrer por este motivo.
Posicionamento do teclado
- Deve estar alinhado ao antebraço, em um ângulo de 100 ou 110 graus;
- Os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo e nunca projetados para frente e/ou ficarem erguidos (posição de “voo”).
A educadora física ainda aconselha que o profissional levante de três em três horas e realize uma pequena caminhada, até o toilette ou beber água, por exemplo, para evitar dores lombares e/ou torácicas.
Para os que trabalham de maneira integral em frente ao computador, é importante alongar a região lombar e os membros superiores com o auxílio da cadeira, diminuindo a frequência de posturas incorretas, devido ao déficit de exercícios.
Para mais informações, acesse: www.balletblend.com.br
Por Patrícia Marrese