A Nano Art Market, marketplace que comercializa e entrega obras de arte a nível nacional, anuncia o lançamento do primeiro token do Brasil, voltado ao mercado de arte. O Nano Art Token (NAT) é uma moeda digital própria para ser usada dentro do ecossistema Nano, mas que também vai funcionar como um clube de benefícios e de fomento ao circuito das artes: a ideia é criar um fundo que promova a manutenção de diferentes iniciativas pelo Brasil; focadas nas artes visuais, como formações diversas, residências artísticas, circulação de exposições e o próprio financiamento de mostras e espaços independentes. Além disso, também prevê a criação de um museum pass, que daria entrada a diversas instituições de arte no Brasil e no exterior.
Entradas gratuitas, descontos em produtos e acessos exclusivos, são algumas das vantagens que quem comprar – e permanecer – com o Nano Art Token (NAT) em sua carteira digital poderá usufruir. “As pessoas que tiverem o NAT em suas carteiras poderão solicitar os benefícios dentro do ecossistema Nano e terão acesso facilitado em instituições nacionais e internacionais. Esse clube de vantagens vai variar de instituição para instituição; ora com desconto em lojas, ora na entrada, ora no acesso prioritário – estamos negociando esses pacotes de vantagens com diversas instituições no Brasil, mas também em outros países.”, explica Thomaz Pacheco, CEO da Nano Art Market. As instituições parceiras serão divulgadas nas plataformas da Nano – no lançamento do projeto – e a cada momento novas parcerias serão comunicadas, conforme forem firmadas ao longo do projeto.
Além disso, quem possuir o NAT também terá acesso à Escola Nano de Arte e Mercado, gratuitamente. A Escola é um braço educativo da Nano Art Market, oferecendo cursos online para interessados no mercado de arte e colecionismo. Há cursos de História da Arte, NFT’s e Criptoarte, assim como aulas para pessoas iniciantes e/ou com conhecimento prévio sobre o tema.
O token é uma moeda descentralizada que está na blockchain da BSC – Smart Chain da Binance. Para adquirir o Nano Art Token, o usuário deverá ter uma carteira como Metamask ou criptoativos – como o BNB – para realizar a transação.
A partir do dia 20 de setembro, meia noite, os interessados poderão se inscrever na lista de pré-lançamento no site do NAT (https://www.nanotoken.art/) para, posteriormente, adquirirem tokens pelo valor inicial do ativo, um dia antes do início das vendas. Após o lançamento, o token NAT será comercializado na Pancakeswap. 10% do valor arrecadado com a pré-venda será revertido para o financiamento de projetos culturais, atrelados às artes visuais, como manutenção de instituições e/ou residências para artistas.