Exposição 1+1, que abre em 31 de outubro, reúne sete anos de investigações visuais

Maria Cau Levy // Crédito: Gabriel Bernini
A arquiteta Gabriela de Matos assina a curadoria da exposição 1+1, da artista e arquiteta Maria Cau Levy, que será inaugurada no dia 31 de outubro, no espaço Lapa Lapa, em São Paulo (Rua Afonso Sardinha, 326 – Lapa). A mostra reúne 13 obras produzidas entre 2017 e 2024, resultado de uma investigação visual que atravessa ensino, desenho e processos espaciais.
A exposição propõe diálogos entre padrões gráficos, repetição e variação, com aproximações do campo arquitetônico em forma e pensamento. 1+1 apresenta séries como Papers 1–4 e Abstratos, exibidas originalmente em Tóquio na mostra Circulatory Pattern, com texto crítico do arquiteto e pesquisador Ciro Miguel. Também integra a exposição uma vídeo-arte desenvolvida a partir de imagens microscópicas de madeira pinus, realizada sob orientação da bioartista Suzanne Anker, e o registro audiovisual de uma performance colaborativa com Kiko Dinucci e Gustavo Infante.
Maria Cau Levy é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e professora de desenho na FAU Escola da Cidade. Em sua trajetória multidisciplinar, transita entre teoria e prática, com trabalhos apresentados em bienais e exposições de arquitetura e design em Veneza, Madri, São Paulo e Caracas. Em 2023, publicou o livro Objeto-Aula: exercícios de desenho a partir dos Vkhutemas (Kinoruss), e em 2024 realizou sua primeira individual, em Tóquio.
A exposição poderá ser visitada entre os dias 1 e 9 de novembro, de terça a sábado, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.
Sobre a artista
Maria Cau Levy é artista paulistana cuja abordagem multidisciplinar transita na fronteira entre teoria e prática, desenvolvendo projetos autorais e em parceria com artistas, coletivos e instituições. Seus projetos já foram apresentados em bienais de arquitetura e design como as de Veneza, São Paulo, Madri e Caracas, e já realizou exposições e oficinas em cidades como Oslo, Nova York, Assunção, São Paulo e Tóquio. Recebeu os prêmios Jabuti, o Latin American Design Awards, o Prêmio Profissionais da Música e indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Em 2023, lançou seu primeiro livro, Objeto-Aula: exercícios de desenho a partir dos Vkhutemas (Editora Kinoruss), e em 2024 realizou sua primeira exposição individual, Circulatory Pattern, em Tóquio. É mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professora de desenho na FAU Escola da Cidade. Atualmente, organiza o espaço independente de pesquisa Galpão Comum, em São Paulo.
Site: https://m-cau.com/artwork
Sobre Gabriela de Matos
Arquiteta e pesquisadora, diretora criativa do Estúdio Superdimensão, que investiga as relações entre arquitetura, memória e diáspora africana na cultura do Brasil, articulando pesquisa, crítica, ensino e prática. É também diretora artística e executiva do Instituto Cambará, organização dedicada ao fomento da arquitetura afro-brasileira, e doutoranda na TU Eindhoven (Holanda), onde desenvolve estudos sobre teoria, crítica e curadoria em arte contemporânea e arquitetura. Gabriela foi curadora do Pavilhão Brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, com o projeto Terra, laureado com o inédito Leão de Ouro.
Serviço
1+1, de Maria Cau Levy
Curadoria: Gabriela de Matos
Local: Lapa Lapa (Rua Afonso Sardinha, 326, Lapa, São Paulo)
Abertura: 31 de outubro de 2025, sexta-feira, 19h
Período expositivo: 01 a 09 de novembro, de terça a sábado, das 14h às 19h
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Fonte: Pevi





