Com curadoria de Lisette Lagnado, a mostra reúne obras de inspiração abstrata a partir de elementos da cultura Pankararu
A Galatea apresenta “Aislan Pankararu: mitocôndria ancestral”, primeira individual do artista na cidade de São Paulo. Com curadoria e texto da crítica de arte Lisette Lagnado, a mostra reúne um conjunto inédito de obras, entre pinturas e instalação, utilizando materiais até então pouco explorados por Aislan Pankararu.
No encontro de suas vivências em meio à sua comunidade, no interior de Pernambuco e, mais tarde, como estudante de Medicina em Brasília, o artista cria uma visualidade própria e única ao promover uma simbiose entre campos aparentemente distintos. A abertura acontece no dia 11 de novembro (sábado).
As formas orgânicas e o tema da cura caracterizam saberes ancestrais e científicos. O uso inicial do papel kraft — dando lugar ao linho cru de tonalidade semelhante — revela uma superfície cromática que traz a lembrança da terra árida e da pele. Fios, fluxos e círculos se manifestam como traços da pintura corporal de seu povo e da observação de células. As composições abstratas resultantes abrem um horizonte de sentidos responsável por uma complexidade maior a uma obra que recusa definições identitárias e reducionistas.
Histórias indígenas, mostra coletiva organizada pelo MASP em colaboração com o Kode Museum, inaugurada no dia 20 de outubro, também conta com a participação de Aislan, com a pintura Cheiro de terra (2023), trabalho que dialoga com sua primeira individual na galeria Galatea. A exposição apresenta visões variadas das narrativas nativas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, por intermédio da expressão artística e da cultura visual. Ela é curada por pesquisadores e artistas indígenas, trazendo trabalhos de diferentes categorias, procedências e épocas, desde o tempo que precedeu a chegada dos colonizadores europeus até os dias atuais.
Sendo um dos artistas mais promissores da cena de artistas emergentes da arte contemporânea brasileira, Aislan ganhará também uma individual na galeria Salon 94 de Nova York, em abril de 2024.
Serviço:
Aislan Pankararu: mitocôndria ancestral
Local: Galatea
Endereço: Rua Oscar Freire, 379, loja 1 – Jardins, São Paulo – SP
Abertura: 11 de novembro | 11h às 17h
Exibição: De 13 de novembro a 16 de dezembro
Horários: Segunda à quinta das 10h às 19h | Sexta das 10h às 18h | Sábado das 11h às 15h
Mais informações: https://www.galatea.art/