Entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro, acontece o Fórum Internacional de Cidadania de Dança (FIC). Em função da pandemia, o evento que é realizado há oito anos de maneira presencial, adaptou o seu formato com uma programação 100% online e gratuita. As inscrições seguem até o dia 16 de setembro, às 18h.
Idealizado pela bailarina Priscilla Yokoi, o Fórum Internacional de Cidadania de Dança tem como objetivo promover a geração e a distribuição de renda para diversos agentes e artistas do segmento da dança, os quais se encontram desprovidos de recursos financeiros, em função do fechamento de escolas e teatros, assim como o cancelamento de apresentações durante a pandemia do Covid-19.
Com uma programação 100% online, o evento propõe atividades gratuitas com nomes expoentes da dança, como: Ingrid Silva, Thiago Soares, Lucas Massala, dentre outros. Escolas, companhias, bailarinos independentes e projetos sociais terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos em forma de mostras não competitivas e aulas virtuais. Crianças, jovens e adultos podem participar das atividades – tanto como participante e/ou para assistir aos espetáculos.
Em paralelo às mostras e aulas serão realizados cursos para incentivar o setor à retomada ao trabalho após a pandemia. Cursos de reciclagem técnica, gestão, motivacional, palestras e debates estão previstos na programação.
Os interessados em participar das atividades – que ocorrem pelo canal do Youtube – podem se inscrever pelo site do evento. As inscrições encerram no dia 16 de setembro, às 18h.
Por Patrícia Marrese