Como tirar o DRT?
O DRT é o registro profissional dos profissionais das artes para trabalhar na área e receber salário e/ou cachê. Exemplos de carreiras que solicitam este registro na carteira de trabalho: bailarinos, dançarinos, atores, modelos, cantores, artistas circenses, dentre outros.
Você não precisa ter formação na área para solicitar o seu registro, porém será necessário comprovar que está apto para exercer a função.
O Sindicato – Sinddança/ SP – quem irá emitir o atestado de capacitação e, posteriormente, você deve entregá-lo à Delegacia Regional do Trabalho para a emissão do registro em carteira.
Agora vamos às etapas para tirar o DRT de bailarino/dançarino:
Fase I
- Elabore o seu currículo com todas as informações pessoais, estudos e experiências na área;
- Separe todos os certificados que comprove estudo e experiência em dança;
- Vá até o Sinddança com o seu CV, cópia simples de seu RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3×4;
- Entregue a documentação e realize o pagamento da taxa de inscrição (RS 400,00).
Fase II
- O Sindicato analisará a sua candidatura e, caso seja aprovada, você poderá agendar uma avaliação frente à banca examinadora, composta por profissionais da área;
- No dia do exame, você poderá apresentar um solo ou variação – com duração entre três e quatro minutos – na modalidade que você preferir;
- Caso seja aprovado, agora é a hora de ir à Delegacia Regional do Trabalho com o atestado em mãos (o valor da taxa de retirada do documento é de RS 70,00).
- O agendamento deve ser feito previamente pelo site ou telefone. No dia da visita, os documentos solicitados são: formulário de requerimento preenchido e assinado, atestado do Sindicato, carteira de trabalho, RG, CPF, número do PIS e comprovante de endereço (original e cópia simples).
Voilà! Agora você pode bailar profissionalmente.
Por Patrícia Marrese