Novo ambiente abre com ocupação artística do Estúdio Baile, exposição de Flavia Junqueira, objetos temáticos e interativos e programação lúdica que mescla teatro, literatura e artes visuais

“Engenho de Piracicaba, 1981, Brasil (2023), de Flávia Junqueira, que fica na Sala Ali da Casa Bradesco até 21 de dezembro
São Paulo acaba de ganhar um ponto de encontro democrático para celebrar a infância, unindo educação, criatividade e arte. A Casa Bradesco, localizada na Cidade Matarazzo, inaugura a Sala Ali, espaço dedicado às crianças com programação permanente, concebido para aproximar pais e filhos da cultura em uma jornada compartilhada de aprendizado e descobertas.
A Sala Ali inaugura com ocupação artística do Estúdio Baile, projeto que acolhe a infância a partir de suas linguagens expressivas, promovendo experiências que partem da arte para acessar o campo da fantasia e do encantamento. A realização estrutura-se em eixos temáticos trimestrais, promovendo renovação contínua do ambiente, um lugar vivo, pulsante e de constante diálogo. A cada três meses, o espaço se transforma, em sintonia com o propósito da Casa Bradesco: “A criatividade vive aqui”. No primeiro ciclo de abertura, a Sala Ali ganha cenografia festiva e onírica, inspirada no trabalho da artista visual Flavia Junqueira, conhecida por suas fotografias de balões, carrosséis e universos lúdicos.
Integram a exposição da artista na Sala Ali os móveis interativos assinados pela Maria Joaquina Marcenaria, teatro de sombras com diferentes peças em cartaz alternadamente, espaço para contação de histórias e uma biblioteca com 25 livros curados pela Casa Cosmos que dialogam com o trabalho da artista em exibição. O espaço também terá grupos de arte-educadores, reforçando sua vocação de aproximar a arte do cotidiano das famílias.
A programação dos três primeiros meses já está definida: haverá contação de histórias diárias às 16h e, uma vez por mês, apresentações especiais no teatro de sombras, conduzidas pela artista Maria Kubrusly.
Totalmente gratuito, o espaço funciona mediante reserva pelo aplicativo do MATA, em turnos de uma hora, das 12h às 18h. Cada adulto pode levar até três crianças, em grupos de até 25 pessoas por vez. O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, e as próximas etapas da programação serão anunciadas em breve.
Com a Sala Ali, a Casa Bradesco amplia sua proposta de ser um espaço democrático de criatividade em São Paulo, fortalecendo o circuito cultural da Avenida Paulista com atividades que incentivam a imaginação e o vínculo familiar através da arte.
Serviço
Sala Ali
Data: 11 de outubro a 21 de dezembro de 2025
Horários: Terça a domingo, das 13h às 19h
Local: Casa Bradesco – Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo)
Classificação etária: livre
Capacidade: até 25 pessoas por sessão (1h)
Ingressos: Gratuito mediante agendamento via aplicativo, com turnos de 1h
Disponíveis no aplicativo MATA APP e na bilheteria física.
Fonte: Laila Abou