marrese assessoria

Artista chilena Lotty Rosenfeld (1943-2020) expõe obras icônicas na Zielinsky SP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Figura representativa da arte política e feminista na América Latina realiza sua primeira solo no País


Mostra “Entre o traço e o desvio”, da artista chilena Lotty Rosenfeld, na Zielinsky SP

A Zielinsky apresenta, em sua sede de São Paulo, “Entre o traço e o desvio”, exposição individual da artista chilena Lotty Rosenfeld (1943–2020). A mostra, que inaugura em 30 de agosto de 2025 na Travessa Dona Paula, 33, em Higienópolis, conta com texto crítico da curadora chefe do Instituto Tomie Ohtake Ana Roman e abrange a trajetória da artista desde o período histórico em que se consolidou como uma das figuras mais engajadas e representativas da arte política e feminista na América Latina, na década de 1970, até suas produções mais recentes.

Sua produção mais emblemática, “Una milla de cruces sobre el pavimento”, é composto por fotografias e vídeos de intervenções urbanas realizadas ao longo de mais de 40 anos, nas quais Rosenfeld transforma marcas viárias em cruzes como gesto de resistência e questionamento das estruturas de poder e controle social. Na exposição estão presentes as fotografias das intervenções realizadas em São Paulo, Santiago, San Juan, Nova Déli, Paris, Berlim e Nova Iorque.

Fotografias e vídeos
Além dessa série fotográfica, a exposição se expande apresentando dois vídeos: “Arritmia” (1992),  estruturado sobre a música Batdance, de Prince (trilha do filme Batman, de 1989), com imagens de noticiários sobre pessoas com pendências judiciais; e “El empeño latinoamericano” (1998), que reúne cenas de um sujeito penhorando seus bens para sobreviver, variações do mercado financeiro e uma cirurgia de transição de gênero, com trilha composta por sons guturais de um corpo em esforço extremo.

Sobre a artista
Lotty Rosenfeld (1943–2020, Santiago do Chile) foi uma artista interdisciplinar cuja obra atravessou a performance, o vídeo, a fotografia e as intervenções urbanas. Na década de 1970, tornou-se uma figura central da chamada “Escena de Avanzada”, movimento artístico que desafiava o regime de Augusto Pinochet por meio de práticas conceituais e ações no espaço público, muitas vezes realizadas sob forte repressão e censura. Rosenfeld participou de importantes exposições internacionais, incluindo a Documenta 12 em Kassel (2007) e a Bienal de Veneza (2015), e suas obras integram acervos de instituições como MoMA, Tate Modern, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, MALBA, Frac Loraine, Stedelijk Museum e Museo del Barrio.

Sobre a Zielinsky
Fundada em 2015, em Barcelona (Espanha), a Zielinsky é uma galeria de arte contemporânea dedicada à representação de artistas ibero-americanos. Em 2024, inaugurou sua segunda sede em São Paulo, localizada na Travessa Dona Paula, um dos pólos mais ativos do circuito artístico da cidade. À frente da galeria, os sócio-diretores Carla e Ricardo Zielinsky têm promovido, nas recentes exposições paulistanas, mostras de artistas internacionais amplamente reconhecidos no exterior, mas ainda pouco exibidos no Brasil. O elenco da galeria inclui também nomes brasileiros como Almandrade, Dedé Lins, Marina Camargo, Romy Pocztaruk, Shirley Paes Leme, Vera Chaves Barcellos e, mais recentemente, o artista guarani Xadalu Tupã Jekupé.

SERVIÇO RÁPIDO
exposição individual “Entre o traço e o desvio” de Lotty Rosenfeld
abertura: 30 de agosto de 2025 (sábado), das 15h às 18h
visitação: 30 de agosto até 25 de outubro de 2025
terças a sextas, das 11h às 19h | sábados das 11h às 17h
entrada gratuita

local: Zielinsky
Travessa Dona Paula, 33
Higienópolis, São Paulo, SP, Brazil – 01239-050
email: info@zielinskyart.com
site: https://www.zielinskyart.com
@galeriazielinsky

Fonte: marmiroli comunicação

Posts Relacionados

Quer ser notícia por aqui?

Receba as novidades do blog!

Patrícia Marrese

Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e certificada em Ballet Clássico. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França.